quarta-feira, 24 de junho de 2009

COMO PUDE ME ESQUECER?


Ao escrever o post sobre livros cuja leitura recomendei devido à sua relevância, por um lapso, realizei uma grande omissão: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.


Confesso que demorei muitos anos para encarar esta obra, por achar que estaria realizando uma espécie de "dever de casa", por saber que este livro é leitura obrigatória em cursos de Pedagogia e Psicologia. Hoje, livro lido, percebo que perdi tempo ao protelar a leitura.


A ficção de Huxley apresenta um estado totalitário (aparentemente inspirado em uma visão distorcida das idéias de Marx e Freud), sustentado por uma sociedade composta por indivíduos programados desde a tenra idade para apoiarem-no sem questionamentos. Segregação racial e políticas de eugenia são exemplos de práticas apresentadas oficialmente como políticas públicas para a manutenção da ordem social, apoiadas por uma população totalmente acrítica.


Em suma, Admirável Mundo Novo apresenta o totalitarismo e o tecnicismo levado aos seus extremos. Constitui-se em um autêntico livro de terror (apesar de classificado como ficção científica nas bibliotecas), graças ao seu nível de plausibilidade: a História humana dá testemunho que não foram poucos que sonharam (e tentaram!) construir um mundo à altura de seus ideais totalitários e megalomaníacos. Isto torna o Admirável Mundo Novo não uma ficção distante da realidade, mas uma fúnebre possibilidade de destino para a humanidade.Leitura obrigatória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário