quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESBOÇO: O DEUS DAS PESSOAS COMPLICADAS (SERMÃO BIOGRÁFICO)

TEXTO: "Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão" (Hebreus 11:21).
 
INTRODUÇÃO: A vida de Jacó me ensina que Deus é Alguém que aceita se relacionar com pessoas complicadas. Mas por que Jacó pode ser considerado alguém complicado?

• MOTIVO 1: Quis ser feliz da forma errada (através da astúcia e do engano)

• MOTIVO 2: Em sua caminhada com Deus, sua fé precisou ser constantemente lapidada - um processo de aprendizagem que durou por toda a vida

OU SEJA, JACÓ ERA COMPLICADO PELO MESMO MOTIVO QUE TODOS NÓS SOMOS COMPLICADOS

• A etimologia ajuda a compreender o conceito de algo complicado: "Complexo" vem do Latim COMPLEXUS, "abrangente, aquele que rodeia", particípio passado de COMPLECTI, "rodear, abarcar". Este verbo é formado por COM-, "junto", mais PLECTERE, "tecer, urdir". "Complicado" vem de COMPLICARE, formado por COM, "junto", mais PLICARE, "dobrar". O que apresenta muitas dobras reunidas, difícil de desfazer, o que é diferente de "Completo" se forma por COM-, intensificativo, mais PLERE, "encher, completar" (origem de "pleno").

• Logo, lidar com algo complicado significa:

• Lidar com algo TRABALHOSO (às vezes, DESCECESSARIAMENTE trabalhoso)

• Lidar com algo que requer um ESPECIALISTA

• Como eu disse no início, a vida de Jacó me ensina que Deus é Alguém que aceita se relacionar com pessoas complicadas. E a grande maravilha que a biografia deste patriarca me ensina é que Deus QUIS e CONTINUOU QUERENDO relacionar-se com Jacó.

 
FRASE DE TRANSIÇÃO: Como Deus se relaciona com pessoas complicadas?
 
1. Deus se REVELA a pessoas complicadas (Gn 28.12-15)

• Enquanto Deus não fala, a pessoa relaciona-se consigo mesmo

2. Deus DISCIPLINA pessoas complicadas (Gn 29.25)

• Quando Deus disciplina, Deus ensina de forma prática, que os caminhos dEle são melhores

3. Deus CUIDA de pessoas complicadas (30.37-43)

• Deus não exclui Seu cuidado enquanto as pessoas ainda estão em processo de amadurecimento - ou "descomplicamento".

4. Deus TRANSFORMA pessoas complicadas (Gn 32.24-32)

A graça de Deus não é vazia: viver um  relacionamento com Deus é viver um relacionamento transformador - por isso, Deus dá um BASTA em Jacó, a fim de que surja Israel: Ele assim age para o bem do próprio patriarca e para o bem maior da humanidade de froma que, ao final de tudo,  seja possível discernir que foi forjado um adorador a partir de uma pessoa complicada.

TESE: DEUS PODE TRANSFORMAR PESSOAS COMPLICADAS EM HERÓIS DA FÉ.

APLICAÇÃO:

Devemos que o relacionamento de Deus com as pessoas baseia-se em Sua graça - somos complicados demais para ter méritos diante dEle.

Não podemos confundir fidelidade (firmeza de propósito) com perfeição (alcance pleno dos propósitos) - a primeira é nosso dever e chamada, a segunda é nosso ideal e motivação.

Não podemos fechar as portas a ninguém - Deus não fechou portas a Jacó.

Não podemos confundir maldade com imperfeição, perversidade com complicação, falha com hábito: apesar de todos os percalços, a biografia de Jacó é a biografia de um ADORADOR.
 
CONCLUSÃO: A parte B do Salmo 23, onde Davi reconhece que seu relacionamento com Deus está baseado e repousa totalmente na bondade e misericórdia do Senhor.