sábado, 26 de setembro de 2009

CONTEXTOS DE VIDA IDEAIS PARA A LEITURA DO SALMO 23


Leia o Salmo 23 quando você tiver a mesa farta. Ou, quando a mesa não estiver farta, perceber que ainda tem o que comer e o que vestir. E também quando estes recursos faltarem, sendo você sabedor que a vida é mais que comida e bebida, reconhecendo que você ainda vive e respira e está certo de que este momento difícil não diminuirá sua capacidade de viver a vida dignamente, pois o SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

Leia-o quando tiver emergido do fundo do poço, superado um grande obstáculo e encontrar em si, sem saber como e nem por que, as forças necessárias para enfrentar o próximo: somente Ele deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma.

Leia-o quando perceber as pressões da tentando tornar você alguém melhor, e não meramente mais abastado e bem-sucedido, já que este é o verdadeiro conceito de sucesso na vida para Aquele a doou para você, Aquele que guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Leia-o quando o perigo e a angústia, em suas mais variadas formas, forem mais reais e presentes do que você gostaria que o fossem, consciente de que ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Leia-o quando sentir-se pressionado pelo anonimato e pela inverdade da avaliação dos homens e desejar que sua história de vida seja vindicada pois, neste mundo ou no outro Ele prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unge a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Leia-o quando você perceber que, no balanço final da vida você recebeu muito mais do que merecia, pois certamente que a bondade e a misericórdia me seguiram todos os dias da minha vida.

Leia-o principalmente se hoje, você tiver percebido que ainda não chegou a etapa final de sua vida, mas já tenha decidido vivê-la no aprisco do Bom Pastor. Mas tão somente se estiver sentindo-se feliz e privilegiado por isso, pois Ele somente aceitará estabelecer um relacionamento com aquele que declarar habitarei na Casa do SENHOR por longos dias de forma espontânea e sincera.

E, assim, usufruir da promessa de vida que este Salmo traz consigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário