domingo, 6 de setembro de 2009

BREVEMENTE, COM VOCÊS... O JOEL!


É muito pessoal o que vou escrever agora.


Poucas pessoas sabem que meu grande sonho, quando criança e adolescente, era ser desenhista.


(Bem, na verdade, este foi meu segundo grande sonho; primeiro pensei em ser cientista...)

Desenhar histórias em quadrinhos ou ilustrar livros era tudo que eu queria!

Realmente amo artes e sinto-me verdadeiramente comovido diante de produções visuais que conseguem apresentar primor estético e criativo.

Às vezes ainda sonho em trabalhar como free-lancer, produzindo charges para algum jornal.

Pela misericórdia de Deus, cheguei a ter experiências quase-que-profissionais nesta área.

Incomodava-me muito, porém, que esta área de minha vida estivesse meio "desativada" depois de minha conversão, em 1996.

(Como fiquei feliz quando, em meu aniversário de 1998, minha esposa, qe na época era minha noiva, presenteou-me com o livro "Quadrinhos e Arte Seqüencial", de Will Eisner, manifestando a fé, de que no futuro, Deus me usaria para pregar o Evangelho também através dos quadrinhos.)


Já havia alguns anos que eu pensava no assunto, em produzir tiras e charges que pudessem transmitir a fé.

Faltava-me algo, porém: um personagem!

E então Deus presenteou-me com o Joel.

Quem é ele?

Basicamente, o Joel é alguém que vive para declarar o que o seu nome significa: O SENHOR é Deus! Testemunha fielmente de sua fé, todavia, sempre com muita criticidade, biblicidade, amor e bom senso, sem jamais negar sua humanidade.

Imaginei-o franzino (talvez para demonstrar que sua força provém do Senhor), de cabelos encaracolados (amo cabelos revoltos!) e ruivos (qualquer semelhança com Davi, palavra, é mera coincidência!).

A contrapartida de Joel é o Cosmo (creio que as implicações do nome são óbvias!), um personagem que oscila, ora entre o total agnosticismo e mau-caratismo, ora até uma profissão de fé formal, capaz de abraçar irrefletidamente as maiores distorções contemporâneas da fé evangélica. Chega a ser um crente frio. Todavia, jamais Joel deixa de oferecer sua amizade e companheirismo a Cosmo, na esperança que um dia ele tome jeito. Cosmo é o campo missionário de Joel. Imaginei-o gordo, careca, aparentando meia-idade, com um aspecto entre o agressivo e o idiotizado.

Nestas tiras, não utilizarei um traço realista (característico das HQs de super heróis, por exemplo), optando por um estilo mais próximo do caricatural que, utilizando o grotesco por vezes, melhor serve ao humor, creio eu.

A princípio, fiquei em dúvida se deveria apresentar este material neste blog, essencialmente composto por textos. Minha esposa, porém, me deu muito incentivo neste aspecto.Portanto, assim que reunir tiras em número suficiente, começarei a colocá-las no blog, com o marcador Tiras do Joel.


Espero que esta nova investida ministerial possa abençoar vidas. Suas orações, reflexão, críticas e sugestões serão muito bem vindas!

Um comentário:

  1. Querido,
    Parabéns pela coragem e determinação!
    Sempre fui admiradora de seu trabalho como desenhista e de sua criatividade em elaborá-las. Tenho certeza que será um trabalho excelente pois estará aliado ao seu talento a iluminação do Espirito Santo!

    ResponderExcluir