sábado, 16 de fevereiro de 2013

LENDO O SALMO 23... CONTRA SI MESMO!

Sugiro um exercício de leitura do tão conhecido e amado Salmo 23... para verificar se o estamos vivendo.

"O SENHOR é o meu pastor; 
Sendo assim, deixei de viver para mim mesmo, reconhecendo que Ele tem o senhorio sobre minha vida e o direito de me guiar para o cumprimento de Sua vontade.

nada me faltará.
Sendo assim, manterei a esperança em tempos de desesperança, sabendo que o Pastor sustenta a ovelha, suprindo suas necessidades, ainda que não necessariamente seus caprichos.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Sendo assim, tenho olhos para ver os momentos felizes de minha vida e correspondo com gratidão ao cuidado de meu Pastor.

Refrigera a minha alma; 
Sendo assim, já aprendi a me alegrar no meu Pastor, e compreendo que só nEle é que poderei sustentar esta mesma alegria e força para viver - não nas circunstâncias ou na falibilidade humana.

guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Sendo assim, reconheço que o Pastor tem prioridades para minha vida (caminhos de justiça) e aceito Sua prerrogativa de guiar-me em direção ao cumprimento de Seus santos propósitos, pois é precisamente por ser o Bom Pastor que Ele assim age para comigo.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, 
Sendo assim, não nutro expectativas falsas e floreadas acerca do caminhar com o Pastor: Ele próprio caminhou no vale da sombra da morte - por mim, sem reclamar.

não temeria mal algum, porque tu estás comigo; 
Sendo assim, sei que, embira o vale seja assustador, lembro que o Pastor está comigo, e mantenho meus olhos no pastor, e não no vale.

a tua vara e o teu cajado me consolam.
Sendo assim, reconheço todas as expressões de Seu amor por mim, mesmo aquelas que, a princípio, me contrariam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, 
Sendo assim, não preciso encher meu coração de ódio e rancor; o Pastor exercitará justiça.

unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Sendo assim, não preciso me entregar à autopiedade e autocomiseração, pois sei que, para Ele, sou especial e tenho valor.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias".
Sendo assim, reconheço que todos e quaisquer planos que eu venha a traçar nesta vida deverão todos culminar em um objetivo supremo: continuar servido ao Pastor e caminhando com Ele. Sempre. 

O Pastor é bom. Nós é que precisamos ser melhores ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário