terça-feira, 19 de abril de 2011

PARABÉNS, PADRE MARCELO! (ENTREVISTA CONCEDIDA À REVISTA VEJA, DE 20 DE ABRIL DE 2011)

Não sou ecumênico. Discordo da instituição que o Padre Marcelo Rossi representa e das crenças que ela sustenta (aliás, a "história milenar" da Igreja Católica mencionada pelo padre na entrevista publicada na revista VEJA desta semana testemunha justamente do distanciamento desta instituição do cristianismo bíblico). 

Lamento por ver que a teologia de Marcelo Rossi é fortemente influenciada  por conceitos sem respaldo nas Escrituras, como a devoção a Maria.
Todavia o parabenizo pelos valores defendidos em sua entrevista, considerados por ele como essenciais para a postura e serviço cristão coerentes (lembrando que estamos falando de um homem que está sempre sob os holofotes da mídia e os olhares da instituição eclesiástica, com todas as tentações que elas trazem consigo), que apresento agora com a transcrição de algumas de suas declarações:

"Um padre, contudo, tem de agir com humildade" (quando foi boicotado durante a visita de Bento XVI ao Brasil).

"Minha missão é buscar ovelhas, não agradar a padres".

"Ter carisma implica responsabilidade".

"Não preciso estar na moda para servir a Jesus".

"Jamais, no entanto neguei o pedido de um fiel (falando acerca dos inúmeros pedidos para fotos). Sou um padre".

Como ficaria feliz se a Igreja Evangélica, principalmente suas lideranças,  estvesse priorizando valores como estes em sua agenda, ao invés das sandices da teologia da prosperidade,  do misticismo irrefletido e do personalismo eclesiástico! 

Isto seria sinal de que a Igreja Evangélica, em seu compromisso histórico com a Bíblia Sagrada para a fundamentação de sua crença, compreendeu melhor as implicações práticas destas mesmas crenças bíblicas.

7 comentários:

  1. Ótima reportagem pois admiro muito Padre Marcelo Rossi.

    ResponderExcluir
  2. Não foi a Igreja que boicotou o Padre e sim uma comissão que organizou a visita do Padre.é preciso responsabilidade ao falar à imprensa.Sem duvida o Padre Marcelo é um grande instrumento nas mãos de Deus, mas tudo isso pode ser resolvido internamente. Aliás é o que manda Jesus aos seus seguidores.
    Melhoras Padre. Torcemos por sua reabilitação. A Igreja precisa de ti.edelytapia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo:

    Desejo reiterar o fato que felicito a postura do padre Marcelo Rossi quanto aos valores pertinentes ao serviço cristão (o objetivo do post é parabenizá-lo por tal postura), mas não endosso nem a teologia nem as crenças do padre Marcelo Rossi e do catolicismo em geral, por considerá-las incompatíveis com a Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vc pra falar da Igreja Católica?
      Faça a sua parte, e o que acha que pra vc é certo e deixe os outros fazerem e seguirem o que quiserem!Igreja não salva ninguém, e sim as obras, a dignidade e a santidade de cada um!
      O senhor perdeu uma grande oportunidade de ficar na sua!

      Excluir
    2. Caro anônimo, acerca de seu comentário:

      1) "Quem é vc pra falar da Igreja Católica?"

      Alguém com liberdade de pensamento e expressão - isto já é o suficiente, e este meu direito não pode ser cerceado.

      2) "Igreja não salva ninguém, e sim as obras, a dignidade e a santidade de cada um!"

      Errado! Nem igreja, e nem tampouco as obras, dignidade e santidade de cada um - pois os homens não conseguem praticar estas virtudes a tal ponto que os faça não serem mais pecadores - quem salva o homem é JESUS CRISTO.

      "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2.8-10).

      3. "O senhor perdeu uma grande oportunidade de ficar na sua!¨"

      Não, estou aproveitando este espaço (ou seja, esta oportunidade) para falar do Evangelho.

      Excluir
  4. Concordo com vc em relação a postura do padre Marcelo.Somente discordo quando vc diz que não há respaldo nas Escrituras Sagradas a respeito da Virgem MARIA, pois nós sabemos que há respaldo suficiente nas Sagradas Escrituras, .cito: Lc. 1, 26 - 56, uma dos respaldos, isso, sem citar o Evangelho de São João, o dicípulo amado que leva a Mãe do Senhor para casa, enfim, não podemos usar a Palavra de Deus para expressar nossas opiniões pessoais, mas para que esta seja Verdadeiramente fonte de alimento para as nossas vidas e as dos nossos irmãos.BJs. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Anônimo:

    As passagens que você mencionou não dão suporte para o papel que Maria ocupa dentro da crença católica - nem o Magnificat (no qual Maria declara sua própria necessidade de salvação, no v. 47; quanto no Evangelho de João, que simplesmente apresenta um exemplo de hospitalidade e amor cristãos - atribuir a esta passagem o sentido que você sugere é extrapolar perigosamente o texto bíblico).

    Você mencionou a importância de respaldo bíblico para nossas crenças, a fim de que elas não se tornem opiniões pessoais – e concordo plenamente com você. Sendo assim, á luz de suas palavras, pergunto qual o respaldo bíblico para:

    A crença na concepção sem pecado de Maria?

    A crença na virgindade perpétua de Maria?

    A crença em sua ascenção aos céus?

    O papel a ela atribuído de interceder juntamente a Cristo? (Obs: citar o episódio da transformação da água em vinho é outro exemplo de extrapolação do sentido do texto bíblico)

    A prática de dirigir-lhe orações?

    Toda a teologia católica acerca de Maria fere frontalçmente o que diz a palavra de Deus – especialmente no aspecto da mediação única e singular de Jesus Cristo: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.

    Pense nisto! Um abraço! Estou à disposição para continuar este diálogo.

    ResponderExcluir