quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A LONGA DISTÂNCIA QUE SEPARA PROMETEU DE SATANÁS

O mito de Prometeu nos conta acerca de um titã que, compadecido da humanidade que criara, resolve conceder a ela o fogo, furtando-o dos deuses do Olimpo, que até então o reservavam apenas para si.

O castigo imposto pelos deuses por tal sacrilégio foi terrível: Prometeu seria acorrentado ao monte Cáucaso por 30000 anos e diariamente teria seu fígado devorado por uma ave de rapina e recomposto após o suplício, para sua repetição no dia seguinte.

Esta história atravessou as gerações e fez com que Prometeu fosse considerado o perfeito exemplo de um legítimo de filantropo, devido ao seu empenho em promover o bem-estar geral da humanidade.

Algumas pessoas tentam traçar um paralelo entre Prometeu e Satanás.

Apontam para o relato da tentação em Gênesis 3 e questionam: seria o argumento utilizado  por Satã ("Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal", Gênesis 3.5) uma prova de amizade para com a humanidade? Não estaria Satanás interessado em democratizar o acesso a um poder que a divindade restringia egoisticamente para Si mesma?

A idealização de Satanás como um símbolo libertário e emancipatório para o homem constitui-se na base de boa parte daquilo que tem se chamado "satanismo" hoje.

Ou seja, o diabo se tornou "cool".

É pena que aqueles que assim pensam não percebam a grande falha de seu raciocínio: é impossível traçar um paralelo entre Prometeu e Satanás porque o Deus contra o qual Satanás se rebelou não pode ser comparado às divindades lendárias do Olimpo.

Os deuses da mitologia grega são seres imorais e caprichosos em seu trato com a humanidade. Eu odiaria os deuses do Olimpo.

O Deus contra o qual Satanás se rebelou é santo e perfeito em seu caráter. Além de ser Todo-Sapiente, Todo-Presente e Todo-poderoso, é Todo-Amoroso.

O ato da tentação demonstra justamente a má-fé de Satanás para com os homens,  ao afastá-los de seu Bem Supremo - principalmente no que diz respeito a seu argumento utilizado, que foi mentiroso.
Ou alguém aí sente-se um deus?

E colhemos até hoje todos os prejuízos causados pela ação de Satanás contra a humanidade...

Belo filantropo...

Creio que o que leva alguém a fazer uma leitura “filantrópica” da pessoa de Satanás seja o velho preconceito que considera o Evangelho sinônimo de repressão – um argumento que cairia por terra se seus proponentes conhecessem o Evangelho e sua obra de libertação e emancipação humana!

Comprovam a veracidade do que estou dizendo qualquer pessoa que já teve uma experiência de transitar do Reino e obra das trevas para o Reino de Deus. 

Elas podem, sim, afirmar, onde foi que encontraram o verdadeiro Filantropo - que as amou e lhes fez bem - pois comprovaram a diferença!  

3 comentários:

  1. Com todo respeito, é claro que o deus contra o qual Satanás se rebelou pode ser comparado com Zeus: ambas as divindades são nítidas representações do poder patriarcal. A reinterpretação cristã da figura do "deus pai" onibenevolente não se coaduna com a figuração original de Javé no AT, onde é uma divindade autoritária, punitiva e ameaçadora (o "deus dos exércitos"). Além disso, na passagem do Gênesis, Javé ameaça Adão e Eva dizendo que se comessem o fruto proibido "certamente morreriam", enquanto a serpente diz que teriam apenas o conhecimento do bem e do mal. Ora, quem mentiu e quem disse a verdade?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mauro! tudo bem?

    Obrigado pela participação em meu blog. Mas lhe pergunto:

    O que leva você a considerara que Zeus pode ser equiparado a Javé?

    Aparentemente, segundo o que compreendi em suas próprias palavras, você considera que o retrato de Javé no Novo Testamento difere radicalmente do papel de Javé no Antigo Testamento. Se for este o caso, Mauro, não são poucas pessoas que pensam assim, mas é um conceito equivocado, pois a Bíblia como um todo apresenta um conceito coernte do caráter de Deus, tanto em amor quanto em justiça.

    Houve algo que você tivesse lido no Antigo testamento que o levou a esta conclusão?

    Quanto a Gênesis 3, Deus não estava mentindo: Adão e Eva não morreram fisicamente no dia da Queda, mas o ato deles causou a entrada da morte no meio da raçã humana, com a separação (perca de comunhão) com Deus provocada pelo pecado e as demais consequências físicas advindas disto (enfermidades, envelhecimento e, inclusive, a morte física).

    E, observe, a sugestão da serpente era a deificação do gênero humano através da desobediência a Deus - o que, certamente, não se cumpriu.

    Estou à disposição para continuar este diálogo; um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Embora o post seja antigo... Os dois - evangelho e mitologia grega - são muito parecidos.
    Nos dois casos acontecem a morte física, pois com o "desvio" de Eva a morte entra através do pecado, e com o roubo do fogo cometido por Prometeu, que Platão compara como a inteligência e o poder de criação, traria a capacidade do homem de se aproximar dos conhecimentos divinos e alterar a harmonia do Cosmos, assim como a ciência através do fruto de Eva faria o mesmo. Por isso em ambos os casos os "Deuses" puniram o homem com a morte.

    ResponderExcluir