quarta-feira, 15 de julho de 2009

"INSTANTES", SEGUNDO SALOMÃO


Se eu pudesse novamente viver a minha vida,

na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito,

relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido.

Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênico. Correria mais riscos,

viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,

subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui,

tomaria mais sorvetes e menos lentilha,

teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata

e profundamente cada minuto de sua vida;

claro que tive momentos de alegria.

Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente de ter bons momentos.

Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos;

não percam o agora.

Eu era um daqueles que nunca ia

a parte alguma sem um termômetro,

uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas e,

se voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver,

começaria a andar descalço no começo da primavera

e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua,

contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,

se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo

O poema acima, atribuído a Jorge Luís Borges (tendo sido escrito, segundo alguns, pela americana Nadine Stair) apresenta uma importante lição sobre impedir que a vida seja desperdiçada.

Salomão, no livro de Eclesiastes, também apresenta o mesmo alerta, de maneira incisiva:


Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. (Eclesiastes 12.1)

Segundo a tradição, Salomão escreveu Cântico dos Cânticos em sua juventude, Provérbios em sua meia-idade e Eclesiastes em sua velhice, desiludido com alguns rumos errados que tomara em sua vida – e aconselha as gerações mais jovens a que não cometam o mesmo erro.

Certas conseqüências acarretadas por nossas más escolhas e estilo de vida são irrecuperáveis. Ainda que o perdão de Deus nos alcance (trazendo a redenção do passado e novas perspectivas para o futuro), não é possível mais voltar o tempo.

Quando não resta muito futuro ainda a ser construído (... tenho 85 anos e estou morrendo) a situação se torna particularmente mais agustiosa, pois mesmo a bem-aventurança da vida eterna não possibilita fugir da constatação do fracasso da vida terrena.

Daí a urgência da exortação de Salomão e o caráter sagrado conferido à palavra ANTES – um apelo para a interrupção dos processos que geram a destruição da vida – antes que seja tarde demais.

Esta palavra será acolhida somente por aqueles que a apreenderem em toda sua urgência, compreendendo que Jorge Luís Borges (ou Nadine Stair) falaram verdades importantes e preciosas, que merecem ser lidas e refletidas, mas somente o sentido da vida descoberto por Salomão pode inspirar uma urgência tal que realmente impedirá que a vida seja desperdiçada.


A verdade de que viver com Deus é o único caminho que impede a vida de se tornar um desperdício.

Um comentário:

  1. A verdade de que viver com Deus é o único caminho que impede a vida de se tornar um desperdício.

    Uma grande verdade!!!

    ResponderExcluir