quinta-feira, 2 de abril de 2009

CONVITES SATÂNICOS


Não temos controle sobre aquilo que vivemos. Nem as situações que vivemos determinam nosso caráter. O segredo, porém, encontra-se na maneira como reagimos às situações que enfrentamos, pois nossa história é construída através de nossos atos diante da realidade.

Deus, desejoso de exercer Seu senhorio sobre nossas vidas, nos convida a construir nossa história com atitudes inspiradas em seus valores. Cada vez que respondo com amor, fé, mansidão, perdão e misericórdia às agruras que vivencio, estou aceitando o convite de Deus para a construção de minha história.

Inversamente, quando reajo com cólera, amargura, insensibilidade e indiferença, aceito a sugestão maligna de Satanás, que convida à participação no ciclo de mal e ódio com o qual ele age neste mundo.

A vida, com seus bens e males, é convidativa. Dois anfitriões distintos propõem formas distintas de assumi-la.

É por isso que o termo original grego peirasmos é o mesmo para designar tanto a tentação, como a provação, recebendo diferente tradução de acordo com o contexto em que o vocábulo se encontra, designando tanto a ação demoníaca (tentação) quanto a divina (provação). Do ponto de vista do diabo, as agruras da vida são convites para a transgressão do propósito de Deus para você. Do ponto de vista de Deus, todo sofrimento é uma oportunidade para o aprimoramento de nosso caráter.

Os valores morais ganham mais sentido e maior influência em nossa personalidade quando os preservamos, mesmo quando tudo nos inspira atitude contrária.

Os filósofos existencialistas acreditam que o ser humano define-se pelo ato responsável de realizar escolhas em sua existência concreta. Existência requer uma postura diante da vida.

E todos nós (mesmo aqueles que negam, tanto a Deus quanto o Diabo) estamos fadados a aceitar o convite dos dois anfitriões da vida.

Minha oração é para que você aceite o convite de Deus, encontrando uma maneira de definir a vida que será capaz de resistir a todo infortúnio, sabendo dele tirar proveito – passe com Deus pela provação, mas não caia na tentação do Diabo de transformar a sua vida em algo que não valha a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário