quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PENSE NISTO - Uma palavra de Helmut Thielicke


Helmut Thielicke foi um pastor alemão que viveu entre 1908 e 1968. Como opositor do nazismo de Adolf Hitler, sofreu perseguição do regime e passou por toda sorte de privações. A citação abaixo faz parte de um dos célebres sermões que este pastor proferiu à sua congregação de Stuttgart, arrasada pelos bombardeios da Segunda Guerra, enfatizando a importância de manter a fé e a esperança, mesmo diante dos contextos menos favoráveis ao cultivo estas virtudes.


Um dia, talvez, quando volvermos os olhos lá do trono de Deus naquele dia derradeiro, diremos com espanto e surpresa: "Se eu um dia houvesse sonhado, quando estava junto à sepultura de meus entes queridos, e tudo parecia estar acabado; se eu um dia houvesse sonhado, quando vi o espectro da guerra atômica se alastrando sobre nós; se eu um dia houvesse sonhado, quando enfrentei o absurdo destino de um encarceramento sem fim e de uma doença maligna; se eu um dia houvesse sonhado que Deus estava apenas realizando seu desígnio e seu plano por meio daquelas aflições e que tudo estava avançando para seu último e régio dia - se eu soubesse disso, teria sido mais calmo e confiante. Sim, então teria sido mais alegre e muito mais tranqüilo, sereno.


Fé e esperança não são meras opções alternativas às circunstâncias adversas que possamos estar vivendo. Antes, são os próprios meios para vencer tais circunstâncias desavoráveis. São elas que nos ajudam a fixar nosso foco em uma perspectiva mais ampla, a da fidelidade de Deus - esta é, resumidamente, a lição de fé deixada por homem que sentiu pungentemente, o sentido da expressão "contexto desfavorável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário