quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

AOS ESTUDANTES DE TEOLOGIA


O estudo teológico deve ser sempre uma fonte de alegrias, e nunca um fardo - ou pior, te transformar em um fardo. Portanto, desejo dedicar a vocês algumas sugestões, para evitar que isto ocorra, advindas de meu discernimento pessoal:


1. Não tenha a Teologia como um fim em si mesma. Não perca de vista que ela é apenas um meio para um fim mais elevado: o conhecimento de Deus. Transformar uma atividade-meio em uma atividade-fim é sempre algo perigoso. No presente caso, sua vida acadêmica irá despir-se de todo aspecto cultual/relacional e assim como os pais de Jesus, você se verá distante dele, embora participando de uma deslumbrante festa religiosa (Lc 2.42-49).


2. Saiba que seu curso formou um teólogo, mas isto não implica necessariamente que isto tenha transformando você em um bom ministro ou mesmo em um bom crente. A Teologia não é uma alternativa à piedade pessoal.


3. Não permita que o cultivo da intelectualidade e da espiritualidade te afastem das pessoas. Elas são a razão de ser de seus estudos, no esforço de melhor transmitir-lhes os conceitos da fé. Priorize-as como Deus as prioriza.


4. Não desperdice a oportunidade de aprender com outras pessoas: inclusive com aquelas não possuem a mesma formação que a sua (em grau ou espécie), mas podem te exceder em sabedoria.


5. Seja crítico em relação a dogmas, autores, tradições e sistemas: é esta postura que evita que a Igreja se engesse em sua crença e confere urgência à sua vocação.


6. Reconheça a verdade que aqueles que recebem maiores privilégios espirituais possuem maiores responsabilidade, e não maior status.


7. Não tente explicar o inexplicável: não se culpe por isso, não se perca com especulações (pior: especulações dogmáticas), mantenha a dimensão de mistério da fé, aceite sua pequenez e se alegre com o que tem sido revelado (Dt 29.29).


8. Reconheça que você está fazendo uma tarefa muito importante. À luz de seu papel no Reino, os aspectos árduos ligados à sua vocação perdem importância. Assim, você conseguirá ir em frente (1Co 15.58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário