quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SÉRIE "ESCLARECIMENTOS" (I): APRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS (ATUALIZADO!)

Movido mais pelo dever do que pelo prazer, inicio esta nova série, cujo objetivo principal é debater e desmistificar alguns conceitos que circulam pela igreja e se tornaram lugar comum, seja pela má interpretação de alguns textos bíblicos ou pela força do hábito.



A rejeição do pedobatismo (batismo de crianças) pela grande maioria das igrejas evangélicas brasileiras, não as levam a agir de forma indiferente com os recém-nascidos - como estas igrejas entendem que o batismo bíblico sempre é um ato voluntário requerido pelo próprio batizando)*,  não é ministrado o batismo aos bebês, mas eles são apresentados ao Senhor.

Este ato, realizado dentro da própria liturgia do culto, envolve:

  1.  Gratidão a Deus pela nova vida;
  2. Exortação aos pais para que instruam a criança no temor do Senhor**;
  3. Oração intercessória pela criança e pelos pais, para que sejam aptos a realizar tal tarefa.
 A cerimônia de apresentação traz muita alegria para a igreja e para os familiares do bebê.

O problema é a base teológica comumente utilizada para tal ato:

Não raro os pastores que ministram a apresentação do bebê dizem que realizam o ato seguindo o modelo do Senhor Jesus, que também foi apresentado no templo (sendo muito comum a leitura da passagem correlata de Lucas 2.22).

É justamente esta transposição que é inadequada - a apresentação do Senhor Jesus no templo é um ato totalmente distinto da apresentação de bebês praticada pela igreja brasileira contemporânea.

Jesus foi apresentado no templo, em cumprimento à exigência da lei mosaica de consagração (ou resgate) dos primogênitos (Êxodo 13.1, 11-14; Levítico 12.1-8). Sendo assim, a apresentação do Senhor Jesus:

  1. Era uma disposição cerimonial da lei judaica (veja Gálatas 4.4);
  2. Era um ato estendido a todos os primogênitos judeus (ou seja, Lucas 2.22-24 não cria um novo paradigma);
  3. Era um ato que envolvia a circuncisão (Levítico 12.3);
  4. Era um ato que exigia a purificação cerimonial da mãe (Levítico 12.1,4);
  5. Exigia a apresentação de dois animais como sacrifício (um como holocauto pelo pecado e outro como oferta para o pecado), que poderiam ser um cordeiro e uma pomba ou rolinha ou, no caso das famílias pobres, duas pombas ou rolinhas (como foi o caso da família de Jesus – veja Levítico 12.6-8 e Lucas 2.24).
Se continuarmos insistindo que a apresentação contemporânea de crianças segue os mesmos moldes da apresentação de Jesus no templo, então:

  1. Estaríamos afirmando a vigência da Lei cerimonial mosaica, com seus ditames sobre pureza cerimonial e sobre a circuncisão (Gálatas 3.23-25);
  2. Meninas não poderiam ser apresentadas no templo, e nem os filhos não-primogênitos;
  3. Algum tipo de oferta/sacrifício teria de ser exigido dos pais – algo inadmissível diante da Nova Aliança e do sacrifício perfeito de Cristo (Hebreus 9.11-15).
Sendo assim, como devemos compreender o ato de apresentar a Deus os recém-nascidos, intercedendo pelo seu bem-estar e de sua família?

Simplesmente assim: como um ato de intercessão pelo bem-estar da criança e de sua família!

As coisas não perdem seu valor por se revestirem de simplicidade.

Sendo assim, continuemos apresentando nossos filhos ao Senhor – mas com uma compreensão mais adequada do ato que estamos realizando***.

* Uma excelente abordagem das diversas visões acerca do batismo dentro da cristandade encontra-se no livro “Águas que Dividem”, de Donald Bridge e David Phypers. Confira em  http://www.editoravida.com.br/loja/product_info.php?products_id=198

** A cerimônia de apresentação é aberta a famílias evangélicas e não-evangélicas. Geralmente o ministro pergunta aos pais se estes se comprometem a criar a criança nos caminhos do Senhor. Tenho muita dificuldade, porém, quando este compromisso é solicitado a uma família não-evangélica – afinal, como aqueles que não seguem o Evangelho vão ensinar seus filhos a fazê-lo? Em minha opinião, tal compromisso não deveria ser solicitado, devendo ser substituído por uma exortação para que os pais aceitem a Cristo – o que, certamente, irá capacitá-los a construir um lar melhor e assim educarem seus filhos no temor do Senhor.

 *** Particularmente, creio que leituras mais adequadas para a ocasião são: Deuteronômio 6.4-9; Marcos 10.13-14 ou Efésios 6.4.

25 comentários:

  1. Concordo em número , gênero e grau , irmão Vitor , que Deus continue abençoando a sua vida e que continue te usando para o melhor esclarecimento da santa palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor, Olíva!

    Fiquei muito feliz com sua visita e colaboração aqui no blog!

    Um abraço, ore por nós!

    ResponderExcluir
  3. Pr. Vitor. boa sua postagem sobre apresentação de crianças. No entanto Jesus foi apresentado no quadragésimo dia e não no oitavo.
    No oitavo dia Jesus foi circuncidado (Lc 2:21)
    Somente depois da purificação de sua mãe é que ele foi apresentado (Lc 2:22-24)
    O tempo de purificação da mulher de acordo com o livro de Levítico era assim:
    Para menino: 33 dias (Lv 12:4)
    Para menina: 66 dias (Lv 12:5)
    No caso de Jesus, como disse, ele só foi apresentado depois desse tempo de purificação da mãe. (Lc 2:22-24)
    Fique na paz de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correção: Jesus foi apresentado no quadragésimo primeiro dia.

      Excluir
    2. Caro irmão, obrigado pela observação! Realmente a mulher israelita cumpria um período de quarentena cerimonial após o parto. Já excluí a expressão "apresentado ao oitavo dia" - todavia, não temos como afirmar se Jesus foi apresentado exatamente no 41º dia, pois Lc 2.22 apenas menciona que o período de purificação foi cumprido antes que Ele fosse apresentado. Devemos levar em conta o tempo de percurso da viagem a Jerusalém.

      Excluir
  4. Muito boa explicação!
    Triste é que algumas pessoas ,mesmo tendo este esclarecimento, ainda prefiram continuar "fazendo errado" por ser o habitual, ou melhor dizendo, porque "sempre foi feito assim, sempre se leu aquela passagem da apresentação de Jesus", em outras palavras, preferem ficar com o "costume" e negligenciar a verdade Bíblica! Aliás como em muitos outros assuntos, não só com relação a apresentação de bebes, as pessoas reproduzem as atitudes dos fariseus (ficam com os costumes e não com a Palavra de Deus).

    ResponderExcluir
  5. Pastor Vitor Jesus foi apresentado 41 e um dias após o seu nascimento corrige esse detalhe e ficará perfeito sua postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmã Nádia, obrigado pela observação!

      Já excluí a expressão "apresentado ao oitavo dia".

      Todavia, não temos como afirmar se Jesus foi apresentado exatamente no 41º dia, pois Lc 2.22 apenas menciona que o período de purificação foi cumprido antes que Ele fosse apresentado. Devemos levar em conta o tempo de percurso da viagem a Jerusalém.

      Excluir
  6. Vai entregar sua vida aos pés de Deus Pr. Vitor e ninguém é obrigado a apresentar crianças não, mais aqueles pais que querem apresentar na igreja e mostrar o seu filho(a) o caminho certo a se andar, agora ficar falando de apresentação, pelo amor de Deus né, hj foi apresentada minha sobrinha .na Igreja do Evangelho Quadrangular e fiquei emocionada, Deus é maravilhoso e ouviu minha orações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, provavelmente você não entendeu o texto - não me posicionei contra a apresentação de crianças, mas contra a interpretação equivocada que muitas vezes se atribui a ela. E como pastor, meu dever é orientar biblicamente.

      Inclusive me sinto no dever de te orientar quando à desnecessária agressividade em seu comentário. Isto fere a palavra de Deus; não é desta maneira que argumentos devem ser defendidos (T 3.13).

      Excluir
  7. Querido, realmente estar correto, ha uma interpretação errada nas apresentações,
    Mas gostaria de saber, se somente os pastores são os que apresentam, ou se os Presbíteros (dirigentes) também pode assim fazer? sou presbítero dirigente, e aconteceu comigo, de uma pessoa não evangélica querer apresentar sua filha, da qual orei pela criança e exortei a mãe sobre o compromisso de criar esta criança no verdadeiro caminho, pela sua postagem agir correto, fica ai a dúvida, JESUS foi apresentado. pelo que dar a entender por Simeão, homem justo, porém não fala se era sacerdote, ou príncipe de alguma sinagoga, porém dar a entender que este Simeão, fazia parte do meio religioso em Jerusalém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz!

      Presbíteros compõem a equipe pastoral da igreja, sendo assim, é totalmente lícito desempenharem as diversas funções inerentes ao ministério pastoral.

      Excluir
  8. pastor vitor boa tarde a paz do senhor,gostaria muito que o senhor me esclarecesse uma questao,a minha cunhada quer apresentar o seu bebe que vai nascer e o pai do bebe que e catolico quer batizar,como fica essa questao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, a Paz do Senhor!

      À luz da questão apresentada, vejo outras questões mais importante: os pais estão administrando com sabedoria as suas diferenças de crenças, de forma a evitar conflitos no casamento? Já decidiram qual educação religiosa darão á criança (católica ou evangélica)? Estas questões precisam ser resolvidas com muita sabedoria para evitar tensões no casamento.

      Agora, pensando especificamente na questão do batismo/apresentação, dou o seguinte conselho:

      1. Se, para evitar tensões no casamento, sua esposa decidir apresentar a criança na igreja (conforme sua crença) e concordar com o batismo (segundo a crença do pai), ela não precisa sentir-se culpada: veja o conselho que Eliseu deu a Naamã em 2Rs 5.18-19.

      2. Mais importanque que o ritual ao qual a criança será submetida é a formação religiosa que a criança receberá. O fato de uma criança ter sido batizada segundo o rito católico (ao qual temos discordâncias doutrinárias) não impedirá que sua cunhada lhe ensine a Palavra de Deus e que a criança seja criada no temor do Senhor.

      Excluir
  9. Muito bom, gostei muito deste pequeno estudo.
    Minha filha vai ser apresentada das uns dias.
    Confirmou muita coisa que estava no meu coração.
    Jesus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  10. A paz do senhor jesus pastor Vitor Gadelha,a minha ex-cunhada apresentou o filho dela na Igreja evangélica, porém ela não se reconciliou com o Senhor Jesus antes mesmo de apresentar a criança ,isso é certo?
    Perguntei para o pastor que fez a apresentação , e ele não me respondeu, estou com duvidas a respeito ? Eliana de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz, irmã Eliana!

      Eu expus esta questão no final do artigo: "A cerimônia de apresentação é aberta a famílias evangélicas e não-evangélicas. Geralmente o ministro pergunta aos pais se estes se comprometem a criar a criança nos caminhos do Senhor. Tenho muita dificuldade, porém, quando este compromisso é solicitado a uma família não-evangélica – afinal, como aqueles que não seguem o Evangelho vão ensinar seus filhos a fazê-lo? Em minha opinião, tal compromisso não deveria ser solicitado, devendo ser substituído por uma exortação para que os pais aceitem a Cristo – o que, certamente, irá capacitá-los a construir um lar melhor e assim educarem seus filhos no temor do Senhor".

      Excluir
  11. Olá pastor, gostaria de tirar uma duvida..
    O pai da minha filha não acompanhou minha gestação e nem após o nascimento manifestou qualquer tipo de sentimento pela criança.. Deus, ouvindo minhas orações não permitiu que minha filha ficasse sem um papel paterno, sem uma referencia masculina, enviou a nos um pai, e um marido, ainda na minha gestação.. Agora gostaria de saber se posso paresentar minha filha na igreja sem o pai biológico?! E se o pai de coração pode participar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz, irmã Luana!

      Como a irmã mesma disse, "Deus enviou a nós um pai, e um marido". Sendo assim, realize a apresentação junto com o homem que a ajudará a educar esta criança.

      Excluir
  12. Paz do Senhor pastor vitor .
    Gostaria de saber , qual a sua opinião sobre o batismo infantil ?
    Desde já agradeço .
    Deus abençoe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, Leandro! Bom vê-lo novamente!

      Não sou favorável ao batismo infantil. Entendo que a Bíblia apresenta o ato de ser batizado como consciente e voluntário (At 8.36-37; 1Pe 3.21).

      Todavia, não considere como "herege" quem pratica o batismo infantil: seu posicionamento doutrinário defende que o batismo é análogo à circuncisão. Além disso, se baseiam em textos bíblicos que mencionam o batismo de famílias inteiras (com a possibilidade de crianças estarem inclusas), propondo também uma prática pastoral e comunal de acompanhamento da criança para confirmação de sua fé.

      Todavia, a grande questão não é o batismo, mas o discipulado! Sem consciência de fé, tanto o batismo infantil quanto o adulto não passam de um banho!

      Para conhecer melhor o posicionamento pedobatista sugiro este livro:
      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/176657/aguas-que-dividem-uma-reflexao-sobre-a-doutrina-do-batismo

      Excluir
  13. as minhas amigas frequentam uma denominação que quando as crianças são apresentadas, eles a mergulham no azeite, segundo a pastora é um ato profetico, porque com certeza isso não é biblico, ou é? Se for eu desconheço e quero saber aonde está escrito?

    ResponderExcluir
  14. invencionice pura, não tem base biblica para tal ato
    pr valdir paz

    ResponderExcluir
  15. pastor vítor ,até com que idade pode apresentar uma criança. DEUS O ABENÇOE

    ResponderExcluir