segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SOBRE O CONHECIMENTO E A SABEDORIA

 

Conhecimento é informação. Informação que pode ser sobre objetos, pessoas e fatos. Conhecimento é saber sobre.

Quando não possuo somente informação, mas também compreendo a finalidade e relevância que cada elemento que conheço tem para minha vida e emprego as ações necessárias para adaptá-la à luz desta aprendizagem mais ampla, estou sendo sábio.

A sabedoria transcende o conhecimento porque consiste em postura.

Sabedoria é conhecer de verdade, aliando à informação a função e a ação.

Nosso desafio é transformar conhecimento em sabedoria.

Em nossa experiência de vida (que podem ser chamadas de experiências de conhecer), tudo aquilo que conhecemos, desde uma flor, até um carro importado, uma pessoa querida ou mesmo um desafeto tem uma objetividade que por nós deve ser assimilada (e que muitas vezes vai além das aparências) e um papel em potencial a cumprir em nossas vidas.

Cabe a nós reconhecermos a funcionalidade daquilo que conhecemos, nos ajustando às possibilidades que nos são oferecidas. Posso saber o que é uma flor. Mas minha postura poderá ou não se alinhar a este conhecimento, levando-me a aproveitar sua beleza e perfume ou simplesmente ignorá-la. De forma semelhante, posso saber o que é um ser humano, mas...

Igualmente necessária é a correta hierarquização de todas as coisas, a fim de lhes dar o devido lugar. Um carro não vale mais que uma vida humana. Uma carreira não vale mais que a família. E, segundo Jesus, o  mundo inteiro não vale mais que a alma de um único indivíduo. (Marcos 8.36 ). Uma vida construída em torno de funcionalidades invertidas, privilegiando aquilo que é errôneo ou mesmo secundário certamente conhecerá enormes frustrações.

Nesse sentido, o que podemos dizer a respeito de Deus? De conhecer a Deus?

Neste sentido a Bíblia coloca lado a lado o conhecimento de Deus e a sabedoria. Todo legítimo conhecimento de Deus é transformador, porque não se limita somente em conhecer sobre Ele; mas, informado de quem Ele é, e discernindo o papel prioritário que Ele deve ocupar em minha vida, ressignificar toda minha postura à luz deste saber. Isto é conhecer a Deus, e a Bíblia equipara este conhecimento conceitual e vivencial à própria sabedoria: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9.10).

Um Carnaval cheio de sábias decisões para todos vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário