domingo, 10 de janeiro de 2010

COMO DEUS PODE USAR SEU SOFRIMENTO

Não me recordo se foi em Memórias Póstumas de Brás Cubas ou em Quincas Borba que Machado de Assis narrou o caso de um escravo que, obtendo alforria, logo tratou de comprar um escravo para si para poder também espancá-lo.

Toda experiência de sofrimento é dolorosa não pode ser menosprezada. Gera cicatrizes, quer no corpo ou na alma. Todavia, é essencial aprender a lidar com o sofrimento de forma a não permitir que ele transtorne nosso caráter. O que sofremos é menos importante que a maneira como reagimos ao que sofremos.

A Bíblia ensina que Deus pode gerar resultados positivos das más experiências que temos na vida:

1) Diversas virtudes como empatia, compaixão, misericórdia, humildade e auto-crítica podem ser desenvolvidas durante períodos de aflição de uma forma que não seria possível em outras circunstâncias – ou seja, a dor pode ser um instrumento utilizado por Deus para nos tornar homens e mulheres melhores, nos conduzindo ao amadurecimento (Salmo 119.67; 2.ª aos Coríntios 12.1-10).

2) Passar por situações difíceis nos capacita a ajudar pessoas que estejam passando por estas mesmas circunstâncias. Ou seja, temos experiência para lhes transmitir consolação (2.ª aos Coríntios 1.4).

3) Toda experiência de sofrimento é tanto um convite de Deus para o amadurecimento quanto uma oportunidade que Satanás utiliza para tentar nos corromper (no grego original, a mesma palavra, peirasmos, significa tanto “provação” quanto “tentação”). Sendo assim, a vitória sobre o sofrimento nos leva ao aperfeiçoamento de nossas defesas espirituais (1.ª de Pedro 5.8-9).

4) Além disso, nossas experiências com o sofrimento também exercem impacto sobre aqueles que nos cercam, sendo um testemunho vivo e ao mesmo tempo didático sobre o poder de Deus (Salmo 40.1-3).

5) Nossa fé no Senhor é aperfeiçoada (Romanos 5.3-5; 1.ª de Pedro 1.6-7).

Talvez você não tenha concordado com a abordagem que realizei, ou não acredite que ela se aplique na circunstância em que você se encontra.

Sendo assim, faço apenas esta colocação:

Se simplesmente o teu sofrimento não te corromper de tal forma a levar você a fazer parte dos algozes (tal como no exemplo extraído da obra de Machado de Assis), a humanidade já agradece.

Já será um grande passo.

As demais coisas Cristo esclarecerá em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário