Para fazer um trabalho de faculdade, tive de assistir o filme "O Dia em que a Terra parou", refilmagem de um antigo clássico de ficção científica com Keanu Reeves no elenco.
Basicamente, o filme fala dos esforços de um alienígena (Klaatu) para entrar em contato com a civilização humana para alertá-los da destruição que estão causando ao planeta e dos planos de extermínio de seus superiores para refrear os prejuízos causados pela mão humana.
Logo que chega ao planeta, é recebido com um balaço.
Depois, é detido sob custódia do governo americano e tem negado seu pedido de dirigir-se às lideranças mundiais.
Tortura e violência o aguardam.
Após escapar do perigo em que se encontrou, ele reclama indignado à doutora que o acolheu: "os seus líderes não me ouviram".
Quando ela responde, cheia de fibra moral: "Eles NÃO SÃO nossos líderes!"
Achei fantástica esta frase.
Depois disso, se oferece para levar Klaatu a um verdadeiro líder da humanidade.
Ela chega com ele à casa de um professor. Um prêmio Nobel, que, com seu trabalho, beneficiou a humanidade.
O filme apresentou um conceito extremamente relevante para uma sociedade como a nossa que não sabe mais exercer juízo de valores e ovacionando pessoas destituídas de conteúdo e caráter: quem eu considero como meus líderes?
Eles possuem estatura moral para receber tal designação?
O verdadeiro heroísmo (e aí sim encontraremos os verdadeiros líderes da humanidade, nas biografias daqueles que deixaram um legado positivo ao mundo) está na vida dos missionários, dos filantropos, dos cientistas, dos anônimos que simplesmente se preocuparam em viver uma vida decente, orientada pelo altruísmo.
Não faz muito tempo, recebi um e-mail criticando o hábito de Pedro Bial chamar de "heróis" os integrantes do BBB, cujo heroísmo consiste em exibir seus corpos sarados.
Não é à toa que na "reflexão" atual, escolhi uma frase de Helen Keller. Pesquise a biografia dela e você verá o que eu entendo por "herói".
******
Não sei quem disse que "triste é a nação que precisa de heróis".
E eu digo que é mais triste quando uma nação não sabe eleger seus heróis.
Quem são seus lideres?
Quais são as pessoas que te inspiram e fascinam?
Cuidado! Sua escolha dtirá muito sobre você mesmo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário