Tem circulado na Internet uma entrevista onde Danilo Gentili comenta seu passado como membro da igreja evangélica.
Dentre as declarações, conta que desejou ser pastor, que chegou a pregar e que a primeira mulher nua que viu na vida foi a própria filha do pastor.
Para alguns (embora, o comediante em pessoa não tenha chegado a afirmar isto), o comportamento da moça foi um desabono à igreja evangélica.
E eu digo que não.
"A filha do pastor ficou nua diante de Danilo Gentili", afirmam.
E eu pergunto: "E daí"?
E, ao perguntar "e daí", não o faço por desdém, por banalizar o pecado ou como um incentivo ao erro (e quem me conhece pessoalmente sabe qual é minha postura e convicções), mas pelas seguintes razões:
1) A filha do pastor desnudou-se diante de Danilo Gentili - engraçado é que ninguém comenta nada das centenas de filhas de médicos, advogados, empresários, políticos e outros que se desnudaram no Carnaval - o que soa para mim como um terrível caso de hipocrisia social.
2) Por que seria vedado à filha de um pastor a realidade de sua humanidade e fragilidade? Uma filha de pastor é imune a conflitos com sua sexualidade e feminilidade? Uma filha de pastor não pode cometer erros? Não peca? Note que usei a palavra "pecado" para definir o comportamento da moça, mas saber que estamos diante de um pecador é insuficiente se não compreendermos também,e acima de tudo, que estamos diate de alguém que precisa de ajuda.
3) É perigoso considerar que o comportamento da moça desabona a igreja evangélica (e, assim, "descer a lenha" sobre ela de maneira simplória porque isto mostra um entendimento errado sobre a própria natureza da Igreja: em primeiro lugar, porque uma instituição sempre é maior do que os indivíduos que a compõem, de forma que, o fracasso de um indivíduo em preservar os ideiais da instituição os invalidam e nem desabonam a instituição em si, mas o indivíduo. E, em segundo lugar, porque a Igreja é composta de pecadores.
Que tipo de pecador compõe a Igreja?
É necessário fazer esta pergunta porque, embora a Igreja seja composta de pecadores, nem todo pecador pertence à Igreja - qual a fronteira de delimitação?
A Igreja é formada por pecadores que não se conformam a seu pecado e buscam, com a ajuda da graça de Deus, melhorar.
A Igreja é formada por aqueles que entendem que seu pecado ofende a Deus.
Por aqueles que sabem que não podem emendar-se por si mesmos.
Por aqueles que, apesar da realidade de seu pecado, o contrapuseram à cruz de Cristo e obtiveram esperança através do amor de Deus.
Por aqueles que compreendem que "salvação" é um conceito que invade o tempo e desemboca na eternidade, aceitando viver o desafio de seguir a Cristo - o que significa o desafio de ser um homem ou mulher melhor.
A Igreja é formada por pessoas falhas. Por pessoas que falham. Por pessoas que falharão. Mas que estão tentando vencer suas falhas na presença de Deus.
E isto faz toda a diferença!
Neste sentido, a Igreja é um espaço terapêutico e de aprendizagem - a longo prazo.
Por isso, ela é um local de esperança. Esperança que inclui a filha do pastor, também.
Quando pregamos o Evangelho, devemos deixar claro que o Salvador não veio apenas para atender às carências dos ouvintes da mensagem - mas também daqueles que a pregam.
Caso contrário, nossos ouvintes nunca entenderão o Evangelho.
***
Espero que a filha do pastor tenha conseguido vencer seus conflitos e fraquezas e que hojeesteja firme e feliz na presença de Deus.
E quanto ao Danilo, espero vê-lo algum dia assim:
Tendo superado suas dúvidas.
Tendo superado suas experiências negativas com a Igreja.
E tendo entendido que nada pôde nublar a realidade do amor de Deus e os seus propósitos para sua vida.
Que o Senhor abençoe seu coração para buscá-Lo.
Assisti um "Show" deste Jovem! Longe de mim falsos moralismos. Mas francamente acredito que a juventude está TAMBÉM muito carente de HUMOR!! O Menino Gentili pareceu-me muito fraquinho em suas piadinhas; Utiliza termos chulos e vulgares a maioria do tempo; ridiculariza artistas com bastante desrespeito, e ao meu ver beira à um humor Infantil e grotesco; Enfim perdoem-me seus fãs, mas aproveito da democracia para ressaltar, que o que ví alí está longe de ser um "humor inteligente"! Não o conheço em outras áreas jornalísticas; mas lamentavelmente não apreciei o que assisti. Acredito que Chico Anisio, Jô Soares Tom Cavalcante poderiam formar uma Escola SÉRIA para Humoristas...Porque FAZER HUMOR??? É COISA SÉRIA !
ResponderExcluirParabéns pela postagem e pela abordagem à questão. Permita-me acrescentar que a declaração desse rapaz demonstra que ELE precisa muito mais de ajuda do que a tal filha do pastor (sem desprezar seu erro, se é que isso realmente ocorreu). Já conheci muita gente que usa o humor, a brincadeira, ou coisas semelhantes para esconder uma alma triste e amargurada. É a máscara da alegria em uma face de tristeza. Deus ajude esse rapaz que já esteve em nosso meio (por isso deve ter sido comunicado sobre o Cristo da Bíblia)a "cair em si" e abandonar a máscara para de "cara limpa", buscar ao Senhor.
ResponderExcluirGraça e Paz,
Pr. Magdiel G Anselmo.
Magdiel, muito obrigado pela visita, participação no blog e pela brilhante contribuição à discussão. Que Deus continue te dando sabedoria!
ResponderExcluirIzilda, muito obrigado pela visita e participação no blog.
ResponderExcluirParticularmente, sinto saudades dos bons tempos dos Trapalhões...
Que Deus te abençoe grandemente!