TEXTO: "Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão" (Hebreus 11:21).
INTRODUÇÃO: A vida de Jacó me ensina que Deus é Alguém que aceita se relacionar com pessoas complicadas. Mas por que Jacó pode ser considerado alguém complicado?
• MOTIVO 1: Quis ser feliz da forma errada (através da astúcia e do engano)
• MOTIVO 2: Em sua caminhada com Deus, sua fé precisou ser constantemente lapidada - um processo de aprendizagem que durou por toda a vida
OU SEJA, JACÓ ERA COMPLICADO PELO MESMO MOTIVO QUE TODOS NÓS SOMOS COMPLICADOS
• A etimologia ajuda a compreender o conceito de algo complicado: "Complexo" vem do Latim COMPLEXUS, "abrangente, aquele que rodeia", particípio passado de COMPLECTI, "rodear, abarcar". Este verbo é formado por COM-, "junto", mais PLECTERE, "tecer, urdir". "Complicado" vem de COMPLICARE, formado por COM, "junto", mais PLICARE, "dobrar". O que apresenta muitas dobras reunidas, difícil de desfazer, o que é diferente de "Completo" se forma por COM-, intensificativo, mais PLERE, "encher, completar" (origem de "pleno").
• Logo, lidar com algo complicado significa:
• Lidar com algo TRABALHOSO (às vezes, DESCECESSARIAMENTE trabalhoso)
• Lidar com algo que requer um ESPECIALISTA
• Como eu disse no início, a vida de Jacó me ensina que Deus é Alguém que aceita se relacionar com pessoas complicadas. E a grande maravilha que a biografia deste patriarca me ensina é que Deus QUIS e CONTINUOU QUERENDO relacionar-se com Jacó.
FRASE DE TRANSIÇÃO: Como Deus se relaciona com pessoas complicadas?
1. Deus se REVELA a pessoas complicadas (Gn 28.12-15)
• Enquanto Deus não fala, a pessoa relaciona-se consigo mesmo
2. Deus DISCIPLINA pessoas complicadas (Gn 29.25)
• Quando Deus disciplina, Deus ensina de forma prática, que os caminhos dEle são melhores
3. Deus CUIDA de pessoas complicadas (30.37-43)
• Deus não exclui Seu cuidado enquanto as pessoas ainda estão em processo de amadurecimento - ou "descomplicamento".
4. Deus TRANSFORMA pessoas complicadas (Gn 32.24-32)
A graça de Deus não é vazia: viver um relacionamento com Deus é viver um relacionamento transformador - por isso, Deus dá um BASTA em Jacó, a fim de que surja Israel: Ele assim age para o bem do próprio patriarca e para o bem maior da humanidade de froma que, ao final de tudo, seja possível discernir que foi forjado um adorador a partir de uma pessoa complicada.
TESE: DEUS PODE TRANSFORMAR PESSOAS COMPLICADAS EM HERÓIS DA FÉ.
APLICAÇÃO:
Devemos que o relacionamento de Deus com as pessoas baseia-se em Sua graça - somos complicados demais para ter méritos diante dEle.
Não podemos confundir fidelidade (firmeza de propósito) com perfeição (alcance pleno dos propósitos) - a primeira é nosso dever e chamada, a segunda é nosso ideal e motivação.
Não podemos fechar as portas a ninguém - Deus não fechou portas a Jacó.
Não podemos confundir maldade com imperfeição, perversidade com complicação, falha com hábito: apesar de todos os percalços, a biografia de Jacó é a biografia de um ADORADOR.
CONCLUSÃO: A parte B do Salmo 23, onde Davi reconhece que seu relacionamento com Deus está baseado e repousa totalmente na bondade e misericórdia do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário