domingo, 30 de outubro de 2011

PESQUISA “TOP OF MIND” – VERSÃO GOSPEL


A Pesquisa “Top of Mind” é uma pesquisa de lembrança de marcas, tendo como objetivo detectar o índice de penetração de uma determinada marca através da análise da associação que o público faz de um produto com a marca.

A metodologia da pesquisa consiste na coleta de respostas espontâneas a perguntas sobre produtos (por exemplo, quando você pensa em um carro, qual a primeira marca que vem à sua mente? E em um chocolate? Um shampoo?), que perfazem um índice que é publicado anualmente.

Pois bem, gostaria de propor uma versão “gospel” para esta pesquisa:

Logo abaixo, estão sete figuras que selecionei – e quero que você responda sinceramente: qual destas sete figuras corresponde mais fielmente à primeira imagem mental que você tem ao ouvir a palavra “crente” ou “evangélico”?

O gabarito com o significado de cada figura está logo ao final (o que ajudará você a entender porque as selecionei) e você pode ajudar com suas sugestões para ampliar este gabarito, também.

As respostas que eu coletar formarão um índice.

Um índice que ajudará a avaliar se a Igreja tem sido bem ou  mal-sucedida em sua missão de ser sal da Terra e luz do mundo.


1



2
 


 3



 4



 5


 6



 7





GABARITO:


  1. Um povo explorado, manipulado por líderes religiosos inescrupulosos
  2. Uma religião proibitiva, com códigos de conduta severos, especialmente para as mulheres
  3. Um povo afeito a grandes eventos, com cunho midiático e político
  4. Uma religião pragmática, que anuncia um Deus que funciona quando o calo aperta
  5. Anti-catolicismo, tão somente
  6. Membros de igrejas oriundas da Reforma Protestante
  7.  “os Bíblias” – ou seja, um segmento do cristianismo que enfatiza a supremacia da Bíblia para pautar a crença e a vida





Que Deus nos ajude se a resposta número 7 estiver não estiver no topo deste "Top of Mind"!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

POR QUE ACABA O PRIMEIRO AMOR?

Pense em uma pessoa que teve a oportunidade de mudar-se para uma casa maravilhosa que, entre outras coisas, lhe prporcionava a vista de uma belíssima paisagem natural pela janela.

Enquanto a vida naquela casa é uma experiência nova, o morador consegue se extasiar com a beleza que o cerca, sentir-se grato e motivado.

O convívio com tanta beleza, porém, faz com que o morador se habitue à paisagem - e, com o tempo, deixa de se fascinar.

Com o tempo, não se debruça mais à janela.

E com o tempo, questiona-se se não deveria ir para outro lugar.

O mesmo ocorre com o relacionamento com Deus.
No início da caminhada cristã, experimentar a beleza de Deus e de Seu Reino é uma vivência de puro encantamento, pois o contraste entre sordidez da antiga realidade de vida e a nova está presente com mais fescor no coração do fiel.

Há, porém, uma distorção perversa muito comum nos relacionamentos humanos, que se repete no relacionamento com o Senhor: o fato de que o convívio produz m perigoso tipo de familiarização, que ao invés de aumetar a intimidade, produz rotina e indiferença. 

A pessoa se acostuma com Deus - e de tanto se acostumar com Deus, não consegue se fascinar por ele como antes.

Que fazer?
Como não perder o primeiro amor?

Como não perder a capacidade de se fascinar com Deus?

Apresento as seguintes sugestões:

1. A primeira sugestão que eu dou é de consciência: nossa "nova casa" faz de nós pessoas privilegiadas - da mesma forma que um confortável chalé nas montanhas é um bem precioso, nunca devemos nos esquecer do valor de Deus - e de quão abençoado por tê-Lo conosco.

(Sei que é uma sugestão cruel, mas uma ótima forma de aguçarmos nossa consciência neste sentido é lembrar-mo-nos de como era nossa antiga casa, nossa antiga vida...)

2. A segunda sugestão diz respeito ao olhar: quem contempla a beleza prolongadamente pode desenvolver um olhar apático e indiferente... a menos que aprenda a estar sempre descobrindo novos aspectos da beleza que o cerca. Quem disse que conhecemos a beleza de Deus de forma exaustiva? Se nosso relacionamento com Deus for dinâmico, sempre estaremos O  conhecendo melhor - e ao aprofundar nossa percepção de Deus, esaremos sempre nos surpreendendo e nos fascinando com a beleza de Seu ser, caráter e propósitos.

(Quando contemplar a paisagem da janela não basta, vá explorar a paisagem - ou seja, nossa apropriação de Deus deve ser sempre crescente...)

3. E, finalmente, a última sugestão é de ordem existencial: a beleza de sua nova casa, de seu novo ambiente de vida já havia conseguido encher seu coração (lembra do que você sentia quando "abria a janela" e se extasiava com a beleza de sua nova situação de vida?): sendo assim, você não precisa ir para outro lugar. Para onde você iria? Seu novo ambiente satisfazia suas necessidades - e preserva ainda o mesmo potencial de satisfação. Não precisamos de um novo ambiente. Precisamos de uma nova postura no mesmo ambiente. Uma postura renovada diante de Deus.

Pois toda vez que esfria o primeiro amor vemos que não estamos com um problema, mas que estamos nos tornando um problema.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SURPRESA!!!

Feliz e grato a Deus com os mais de 10000 acessos que o blog teve, preparei uma surpresa especial para comemorar esta marca:

Um e-book contendo os 10 melhores posts publicados ao longo destes três anos de "púlpito virtual".

Tomei como critério para a seleção dos posts não o número de acessos que tiveram, mas seu nível de relevância, tanto pelo nível de expressão do que aprendi em minha caminhada com Deus, formando meu pensamento e teologia, quanto pela urgência que sua mensagem carrega, bem como o senso de realização que trouxeram a mim ao escrevê-los.

O livro chama-se "Coisas que aprendi com Deus". 

Foram os 10 posts que mais falaram ao meu coração -  e espero que falem ao teu.

É é todo seu.

Para baixar, basta clicar no link abaixo:


Pode imprimir, ler no seu desktop, tablet, smartphone, divulgar e compartilhar com outros da forma que você quiser.

PIRATEIE À VONTADE!

Afinal, a mensagem não é minha: é do Senhor!

E foi precisamente para torná-Lo mais conhecido e amado é que este blog foi criado!

Muito obrigado!